Nossas folgas e nossos corpos!
Muitos de nós passamos boa parte do tempo de maneira sedentária, sentados em escritórios em frente a computadores e com telefones nas mãos.
Quando temos a oportunidade de sair de férias, ou podemos aproveitar um feriadão, e resolvemos praticar todas as atividades físicas que não fizemos o ano todo, realizamos caminhadas pela areia da praia - atividade muito mais difícil do que andar em terreno firme, nadamos, jogamos frescobol, futebol, vôlei... Isso sem falar em acompanhar as crianças nas brincadeiras, o que também se revela um desafio nada fácil!
É importante chamar a atenção para as lesões traumáticas que podem vir dessas atividades, que podem ser leves ou muito graves. Mergulhos em águas rasas, por exemplo, podem levar a seríssimas lesões cervicais, lesão medular, tetraplegia e até mesmo à morte. Existe também a possibilidade da ocorrência de acidentes em estradas, muito movimentadas nessa época. Estejam sempre atentos! E dirijam sempre bem sóbrios e descansados!
Então amigos, vale a pena manterem um bom condicionamento físico o ano todo e irem ao seu médico de confiança para avaliar aquela dor antiga que sempre lhes acompanha. Ele poderá orientá-los sobre exames, tratamentos e exercícios físicos que melhorem e, de preferência, eliminem essas dores!
Usar sempre cinto de segurança, checar a profundidade em lugares para mergulhar antes de se jogar de cabeça e usar um bom colchão em vez de uma rede tentadora para dormir também são atitudes de bom senso!
Aproveitem as folgas! Mas voltem inteiros!!